Que bom que você veio:

terça-feira, maio 11, 2010

Vantagens e Desvantagens do Ensino à Distância:

Uma grande vantagem do ensino à distância através da Internet é que este tipo de ensino pode ser utilizado por um grupo variado de pessoas que dele necessitam: alunos, estudantes universitários, trabalhadores, bem como por aqueles que querem voltar ao trabalho após um período de ausência.

Um estudante que não pode frequentar a escola, por motivos de doença, tem a oportunidade de acompanhar as aulas em casa e, portanto, não se vê em desvantagem em relação aos seus colegas.
O mesmo acontece com um estudante universitário que passa um semestre ou um ano no exterior: o ensino à distância permite-lhe "assistir" às aulas da sua universidade.

O fato de os cursos se encontrarem disponíveis praticamente em qualquer lugar e durante qualquer período significa que cada vez mais pessoas os podem frequentar.

Em comparação com os métodos de estudo convencionais, o ensino à distância requer um elevado grau de maturidade e compromisso por parte dos alunos. A ausência destes pré-requisitos poderá ser uma desvantagem.
Às vezes os alunos têm dificuldades em saber quais são os conteúdos importantes. Além disso, muitos deles precisam de ajuda para organizar o seu estudo e os seus horários.
Deve ter-se em conta que o sucesso de um curso depende do equipamento usado na sua aprendizagem. Se o computador for inadequado, o curso pode falhar ou se a internet não for de banda larga ai o problema é ainda maior. Alguns estudantes têm pouco ou nenhum acesso ao equipamento modernos necessário, ou não possuem conhecimentos básicos de informática e, por conseguinte, vai faltar a motivação necessária para trabalhar com sucesso no curso a distância.
Como resultado, alguns estudantes evitam fazer parte destes cursos, ou concentram-se preferencialmente nos seus problemas tecnológicos, em vez de se debruçarem sobre o método de aprendizagem. Na maior parte das vezes, os alunos que possuem um equipamento mais avançado têm mais probabilidades de sucesso. Mas, também isso não será de todo real, porque a falta de troca cotidiana nos curso a distância fazem com que muitos desistam antes mesmo de começar.
O professor deverá também fazer um esforço para compreender as capacidades e necessidades dos estudantes, sem o contato pessoal e a experiência direta de trabalho com os participantes do curso, o professor terá que mudar os seus métodos de ensino para poder entender seus alunos virtuais e assim cativá-los a longa distância.

2 comentários:

Sapão disse...

Legal, gostei do seu blog

Anônimo disse...

Прикольненькая статья, как долго ожидать публикации новенького материала и вообще стоит ждать ?