Que bom que você veio:

sexta-feira, novembro 06, 2009

Blog no cotidiano escolar: Blogs de estudantes: o megafone do cotidiano da escola

http://www.revistapontocom.org.br/?p=1882

Blogs de estudantes: o megafone do cotidiano da escola

Estudantes que participaram do I Curso dos Jovens Observadores da Escola criam blogs para discutirem e analisarem o cotidiano de suas escolas e temas de interesse. Projeto foi desenvolvido com alunos de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. CONFIRA O BLOG DESSES ALUNOS...



Apreveitem essa idéia ....

terça-feira, outubro 27, 2009

Por que não usar Web 2.0 na Educação?

Oi galera,

Estava eu hoje em um Seminário sobre Educação a Distância quando notei que o tema central era na verdade a Web 2.0. Ai percebi que não entendia muito sobre o assunto e me senti um pouco um peixe fora d´água. Por isso, resolvi pesquisar sobre o assunto e postei algumas considerações sobre o tema.

Sempre pensamos em web 2.0 para o comércio ou para o relacionamento pessoal, mas pouco utilizam as vantagens dessas ferramentas e conceitos para a área da educação.
A web 2.0 é uma consequência da evolução da internet. Elementos, espaços virtuais e conceitos que tinham como base a colaboração e a autoria dos usuários ganharam espaço e ajudaram a fomentar o terreno onde, agora, todos os dias brotam diversas iniciativas voltadas para o compartilhamento de informações e ações. Na área da educação, os objetos de aprendizagem digitais (OAs) e seus repositórios sentiram intensamente essas mudanças e estão tendo de se adaptar. Lá no século passado, quando surgiram, já tinham a proposta de servir aos educadores que buscavam utilizar a tecnologia nas suas aulas e valorizavam a "reconstrução e recombinação".
A princípio essa metodologia dever ser inserida gradativamente, com uma mescla de atividades em sala e em ambiente virtual. Seria válido o professor dar “uma aula” sobre o conceito, as ferramentas e os objetivos e trazer aos poucos, posteriormente, em cada aula, o estímulo ao uso da tecnologia. Passada essa fase, pode pedir tarefas onde o conteúdo deverá ser exposto periodicamente via blog, ou após finalizado, submetido a um wiki.

Professores têm a possibilidade de utilizar os recursos web 2.0 também para seu controle de aulas, através de ferramentas online que ajudam o trabalho do profissional de ensino. Um exemplo seria um blog onde o professor compartilha informações com seus alunos e publica seu calendário de aulas e avaliações sempre atualizado, a relação parcial de notas, além de comentários sobre assuntos abordados.

Fica aqui algumas informações que obtive pela internet sobre a Web 2.0 agora cabe a vocês pesquisarem sobre esse assunto e utilizarem essa ferramenta no dia-a-dia.

Boa sorte!!!!

sexta-feira, outubro 16, 2009

Minha homenagem a todos os professores

Como professora me senti no dever deixar uma mensagem para todos os professores que frequentam o meu blog ... nada melhor do que Madalena Freire.

Somos herois em um mundo que não nos dão o Real Valor, Parabéns a todos os Professores...

"Estar vivo é estar em conflito permanente,
produzindo dúvidas, certezas questionáveis.
Estar vivo é assumir a Educação do sonho do cotidiano.
Para permanecer vivo, educando a paixão,
desejos de vida e morte, é preciso educar o medo e a coragem.

Medo e coragem em ousar.
Medo e coragem em romper com o velho.
Medo e coragem em assumir a solidão de ser diferente.
Medo e coragem em construir o novo.
Medo e coragem em assumir a educação deste drama, cujos personagens
são nossos desejos de vida e morte.

Educar a paixão (de vida e morte) é lidar com esses dois ingredientes, cotidianamente,
através da nossa capacidade, força vital (que todo ser humano possui, uns mais,
outros menos, em outros anestesiada) e desejar, sonhar, imaginar, criar.

Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos, imaginamos e criamos, na busca permanente
da alegria, da esperança, do fortalecimento da liberdade, de uma sociedade mais justa,
da felicidade a que todos temos direito.
Este é o drama de permanecermos vivos... fazendo Educação.

Madalena Freire

domingo, outubro 04, 2009

Para fazer pesquisas com mais eficiência:

Conheça alguns truques simples para refinar suas buscas na Internet e ter maior controle sobre os resultados que aparecem na sua tela

Vamos ensinar alguns truques para turbinar as buscas. O primeiro é usar aspas para determinar uma expressão exata. As aspas forçam a busca a localizar o trecho exato em vez de uma página em que os termos apareçam dispersos ao longo do texto.

O sinal de menos, usado por exemplo entre duas palavras, serve para pesquisar a primeira e excluir a segunda. Da mesma forma, o sinal de mais exige que a segunda palavra faça parte do resultado. Não deve haver espaço entre o sinal (de menos ou de mais) antes do segundo termo.

Também são valiosos os comandos OR e AND (em maiúsculas). Usado entre duas palavras, OR pedirá páginas que contenham a primeira ou a segunda. Já AND mostrará páginas que contenham ambas as palavras pesquisadas.

No site do Google, ao lado da caixa de diálogo, ficam os links para Pesquisa Avançada e Preferências. A pesquisa avançada apresenta um formulário com opções de refinamento, uma alternativa à digitação de códigos.

Essas são algumas idéias para você faça uma busca no GOOGLE de forma mais eficaz.

Boa sorte,

Laura

quinta-feira, julho 09, 2009

Reforma Ortográfica

Caros amigos

como vcs sabem ao começar o ano letivo nos deparamos com a nova ortografia ...para podermos "treinar" ou mostrar de forma mais lúdica as novas regras ai vai uma dica.

A FMU, em parceria com a Retoque Comunicação e o LivroClip, apresenta o Game da Reforma Ortográfica, uma maneira interativa e divertida de aprender mais sobre as novas regras da língua portuguesa.

Confira o game abaixo e aproveite para conhecer mais sobre as alterações da reforma ortográfica.

http://www.fmu.br/game/home.asp

VALE A PENA ... FICA AQUI MAIS UMA DICA ...

segunda-feira, junho 29, 2009

Marcus Tavares: Os atos secretos

GENTE

Recebi um e-mail de um amigo com a cronica de Marcos Tavares sobre atos secretos ...
todos nós educadores devemos lê-la, porque ele conseguiu mostrar o nosso dia-a-dia de forma tão interessante ...

Marcus Tavares: Os atos secretos
Jornalista, professor e especialista em mídia e educação

O DIA ON LINE - 20.06.2009

http://odia.terra.com.br/portal/conexaoleitor/html/2009/6/marcus_tavares_os_atos_secretos_18927.html





Rio - Dormir pensando em como melhorar a aula da próxima semana e cativar a atenção dos alunos. Pensar numa alternativa que consiga elevar a autoestima daquele estudante que confidenciou ao final do dia, que as coisas não estão muito bem em casa.

Elaborar um formato de avaliação mais justo e adequado à realidade e ao contexto da escola e de seus estudantes. Recortar a matéria de jornal de domingo para levar para a turma. Gravar o documentário que tem tudo a ver com a discussão da última aula que chamou a atenção de todos. Articular excursões, propor projetos e trabalhos integrados com o objetivo de ampliar as potencialidades e as possibilidades de desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Comprar livros, muitos livros, para se atualizar e poder ensinar o que há de mais novo e atual.

Comprar livros, muitos livros, para entender quem é o estudante de hoje.

Estar sempre à disposição. Pesquisar. Ler. Preparar, aplicar e corrigir provas. Conquistar a simpatia e o respeito dos alunos. Dar sempre o melhor exemplo, mostrando a importância da ética, da responsabilidade, da justiça e da ajuda ao próximo.

Tudo isso, digamos, são apenas alguns dos muitos, muitos atos secretos da vida de um professor. Atos secretos, quase sempre, desconhecidos dos alunos, dos pais. Enfim, atos desconhecidos da maioria da sociedade.

Atos secretos que são rigorosamente ‘redigidos’ dia após dia por cada profissional. Atos secretos dignos e bem diferentes de outros que existem por aí e que ganham destaque na mídia. Quem sabe, um dia, sirvam de exemplo.

sábado, março 28, 2009

Blogs no Reino Unido

Boa tarde a todos,

Olhem bem que grande novidade:

O blog chega às salas de aula inglesas somente agora em 2009. Já aqui no Brasil e no Rio de janeiro, um país considerado Subdesenvolvido com vários problemas na Educação. Como falta de verbas, professores, livros etc. O blog já está na sala de aula desde 2002/2003...! Temos vários professores trabalhando com essa ferramenta a muito muito tempo .... e como ...
Eu por exemplo trabalho com Blog desde 2004 ... imagina os outros ...rs

Abraços,

Laura Lo Surdo





Portal Imprensa:

Últimas Notícias

http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2009/03/25/imprensa26976.shtml





Publicado em: 25/03/2009 16:06

Reino Unido pode inserir aulas sobre Twitter e Wikipedia em grade curricular :



"A proposta de incluir no currículo das escolas primárias aulas sobre o serviço de microblog Twitter e a enciclopédia online colaborativa Wikipedia pode transformar-se na maior mudança no ensino do Reino Unido em uma década.

Segundo o jornal The Guardian, a ideia partiu de Jim Rose, ex-chefe de Ofsted (órgão que inspeciona o padrão das escolas e professores na Inglaterra) - e que agora revisa a grade curricular do ensino primário.

Caso aprovada, a proposta prevê o estudo dos meios de comunicação modernos para que os alunos de até 11 anos acumulem esse tipo de aprendizado. Até a conclusão da escola primária, eles deverão saber usar o teclado do computador e o corretor ortográfico e blogs, podcasts, Wikipedia e Twitter".

sábado, março 14, 2009

Experiências com mapas mentais ...

Continuando o assunto sobre mapa mental porque continuo estudando sobre o assunto e acabei me apaixonando por eles .. por serem fáceis de serem feitos e por serem muito visuais cheio de cores e desenhos ... acho que ainda tenho um lado criança muito grande dentro de mim ...rs

Gostaria de compartilhar com vocês o meu primeiro mapa mental, deixando aqui minha contribuição para que vocês vejam um mapa mental e comecem a também a fazer o seu, não tenham medo ..

Como já disse antes o nosso primeiro mapa mental a gente nunca esquece ..

abraços

Laura Lo Surdo

sexta-feira, março 06, 2009

MAPA MENTAL

Eu faço uma pós graduação pelo PROINFO e uma das tarefas que tive que fazer foi criar um mapa mental. Vocês sabem o que é um mapa mental? Já fizeram um mapa mental? Eu também não. Por isso resolvi compartilhar com vocês a experiência de aprender o que é um mapa mental e mostrar como é fácil fazer um mapa mental. Por que o primeiro mapa mental a gente nunca esquece.

Mapa da mente ou mapa mental (não confundir com mapa conceitual) é uma técnica que permite concentrar conteúdos complexos, ordenar idéias e organizar tarefas em forma de esquema, usando poucas palavras, cores e imagens. Assumindo a forma de árvore ou teia, diz-se que são compostos por ramos ou nós, conforme a metáfora usada. Baseiam-se em algumas constatações:

90% das informações está contida em 10% das palavras de um texto;
Memoriza-se melhor quando fazemos associações e conexões entre as coisas;
Estudantes usualmente sinalizam palavras-chaves ou pontos importantes de um texto através de desenhos, ilustrações, símbolos, setas e canetas coloridas

Mapas mentais são fáceis de criar e exigem poucos recursos: folhas de papel A4 ou de flip-chart, canetas e lápis coloridos são suficientes. Entretanto, o uso de softwares tornam mais fácil essa tarefa e facilitam sua edição. Por isso um dos programas que podemos usar para criar esses famosos mapas mentais é o FreeMind. Um soft livre que você pode abaixar facilmente na internet. Por ser livre você não estará pirateando nada, pelo contrário ... apreveitem a dica e mãos a obra ..

não deixem de entrar no site que tem todas as dicas sobre mapas mentais ...


http://www.antoniopassos.pro.br/blog/?p=26

abraços

Laura Lo Surdo

sábado, fevereiro 07, 2009

Para professores que trabalham com alunos carentes...

FICA AQUI REGISTRADO UMA DICA PARA PROFESSORES QUE TRABALHAM COM ALUNOS CARENTES ...
ESSE TRABALHO É MUITO BOM E O PESSOAL QUE ESTÁ REALIZANDO ESSE TRABALHO SÃO MUITO BONS ...VALE A PENA ...

ABRAÇOS
LAURA

Prosseguem abertas, até o dia 15 de fevereiro, as inscrições para a 3ª turma da Escola de Fotógrafos Populares Imagens do Povo, projeto do Observatório de Favelas.

Além da turma de fotografia básica e avançada, a Agência também abrirá uma turma de fotografia pinhole(artesanal).

Os cursos são gratuitos e abertos para alunos moradores de favelas ououtros espaços da periferia carioca.

Para o curso de fotografia avançado e básico há 30 vagas; para alunos entre 17 e 24 anos que tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio. A turma de pinhole é voltada para alunos entre 7 e 16 anos econta com 15 vagas.

As Inscrições são feitas na sede do Observatório, na Agência Imagensdo Povo, das 11h às 17h.

Os interessados devem levar carteira de identidade, comprovante de escolaridade e de residência.

O projeto Imagens do Povo constitui-se da Escola de Fotógrafos Populares, da agência e do banco fotográfico Imagens do Povo. Os alunos e os fotógrafos formados pela escola produzem e armazenam fotos de espaços e temáticas populares e também de assuntos relacionados aos direitos humanos.

Os fotógrafos que trabalham para a agência são em sua maioria moradores de comunidades.

Em 2008 o projeto já expôs o seu trabalho noCCBB (RJ), na Caixa Cultural, no Palácio do Planalto e na CanningHouse, em Londres.

O banco de imagens dos fotógrafos populares está disponível na páginado projeto: www.imagensdopovo.org.br

Incrições para Escola de Fotógrafos Populares e Curso de Pinhole
Quando: 26/01 a 15/02
Onde: Observatório de Favelas: Rua Teixeira Ribeiro,535,Parque Maré
Informações: 310...
E-mail: francisco@observatoriodefavelas.org.br
Site: www.observatoriodefavelas.org.br