Que bom que você veio:

terça-feira, outubro 27, 2009

Por que não usar Web 2.0 na Educação?

Oi galera,

Estava eu hoje em um Seminário sobre Educação a Distância quando notei que o tema central era na verdade a Web 2.0. Ai percebi que não entendia muito sobre o assunto e me senti um pouco um peixe fora d´água. Por isso, resolvi pesquisar sobre o assunto e postei algumas considerações sobre o tema.

Sempre pensamos em web 2.0 para o comércio ou para o relacionamento pessoal, mas pouco utilizam as vantagens dessas ferramentas e conceitos para a área da educação.
A web 2.0 é uma consequência da evolução da internet. Elementos, espaços virtuais e conceitos que tinham como base a colaboração e a autoria dos usuários ganharam espaço e ajudaram a fomentar o terreno onde, agora, todos os dias brotam diversas iniciativas voltadas para o compartilhamento de informações e ações. Na área da educação, os objetos de aprendizagem digitais (OAs) e seus repositórios sentiram intensamente essas mudanças e estão tendo de se adaptar. Lá no século passado, quando surgiram, já tinham a proposta de servir aos educadores que buscavam utilizar a tecnologia nas suas aulas e valorizavam a "reconstrução e recombinação".
A princípio essa metodologia dever ser inserida gradativamente, com uma mescla de atividades em sala e em ambiente virtual. Seria válido o professor dar “uma aula” sobre o conceito, as ferramentas e os objetivos e trazer aos poucos, posteriormente, em cada aula, o estímulo ao uso da tecnologia. Passada essa fase, pode pedir tarefas onde o conteúdo deverá ser exposto periodicamente via blog, ou após finalizado, submetido a um wiki.

Professores têm a possibilidade de utilizar os recursos web 2.0 também para seu controle de aulas, através de ferramentas online que ajudam o trabalho do profissional de ensino. Um exemplo seria um blog onde o professor compartilha informações com seus alunos e publica seu calendário de aulas e avaliações sempre atualizado, a relação parcial de notas, além de comentários sobre assuntos abordados.

Fica aqui algumas informações que obtive pela internet sobre a Web 2.0 agora cabe a vocês pesquisarem sobre esse assunto e utilizarem essa ferramenta no dia-a-dia.

Boa sorte!!!!

2 comentários:

Rau Ferreira disse...

Gostei muito do blog e da proposta de usar esta ferramenta em prol da educação. Muitas pessoas só se preocupam em redes sociais e esquecem que a internet foi criada por universitários para ajudar em suas pesquisas.
Também tenho um blog e escrevi a esse respeito. Peço-lhe que visite e leia o texto "Meu Clic" e também "Bandidos e loucos".
Um forte abraço;

Rau Ferreira.
Blog: Meu Clic
http://meuclic.blogspot.com

PS. Me fala mais a respeito do MAPA MENTAL.

Anônimo disse...

Aprendi muito