Que bom que você veio:

segunda-feira, junho 29, 2009

Marcus Tavares: Os atos secretos

GENTE

Recebi um e-mail de um amigo com a cronica de Marcos Tavares sobre atos secretos ...
todos nós educadores devemos lê-la, porque ele conseguiu mostrar o nosso dia-a-dia de forma tão interessante ...

Marcus Tavares: Os atos secretos
Jornalista, professor e especialista em mídia e educação

O DIA ON LINE - 20.06.2009

http://odia.terra.com.br/portal/conexaoleitor/html/2009/6/marcus_tavares_os_atos_secretos_18927.html





Rio - Dormir pensando em como melhorar a aula da próxima semana e cativar a atenção dos alunos. Pensar numa alternativa que consiga elevar a autoestima daquele estudante que confidenciou ao final do dia, que as coisas não estão muito bem em casa.

Elaborar um formato de avaliação mais justo e adequado à realidade e ao contexto da escola e de seus estudantes. Recortar a matéria de jornal de domingo para levar para a turma. Gravar o documentário que tem tudo a ver com a discussão da última aula que chamou a atenção de todos. Articular excursões, propor projetos e trabalhos integrados com o objetivo de ampliar as potencialidades e as possibilidades de desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Comprar livros, muitos livros, para se atualizar e poder ensinar o que há de mais novo e atual.

Comprar livros, muitos livros, para entender quem é o estudante de hoje.

Estar sempre à disposição. Pesquisar. Ler. Preparar, aplicar e corrigir provas. Conquistar a simpatia e o respeito dos alunos. Dar sempre o melhor exemplo, mostrando a importância da ética, da responsabilidade, da justiça e da ajuda ao próximo.

Tudo isso, digamos, são apenas alguns dos muitos, muitos atos secretos da vida de um professor. Atos secretos, quase sempre, desconhecidos dos alunos, dos pais. Enfim, atos desconhecidos da maioria da sociedade.

Atos secretos que são rigorosamente ‘redigidos’ dia após dia por cada profissional. Atos secretos dignos e bem diferentes de outros que existem por aí e que ganham destaque na mídia. Quem sabe, um dia, sirvam de exemplo.

Um comentário:

Gabrielle C disse...

O escritor foi muito feliz ao relatar de forma tão contundente o nosso cotidiano. Em geral, nós mesmos, Educadores, não valorizamos como especiais os atos secretos de todo momento. Um grande abraço, e parabéns pelo blog.