Autoria na Era Digital
O que fazer quando o professor recebe de seus alunos um trabalho totalmente copiado da web? Afinal, com o advento da internet, qual é o conceito de autoria? De que forma a escola pode e deve proceder? Essas questões fizeram parte da mesa-redonda Autoria e plágio na Era Digital, que ocorreu no dia 18 de setembro, durante o 2º Simpósio hipertexto e tecnologias na educação, promovido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.
Sérgio Abranches, professor adjunto da UFPE, foi um dos palestrantes. Sua apresentação focou os desafios que a Era Digital traz para a prática docente. Para ele, é preciso que a escola reveja a participação dos alunos no processo de aprendizagem.
Em entrevista ao site do RIO MÍDIA, o professor afirma que, se o estudante não for convocado para ser autor-colaborador de determinada atividade, ele não terá o compromisso de produzir nada que seja dele, ou a partir dele. “Nesta situação, é muito mais fácil e cômodo “dar uma googada” (de google), como dizem os mais novos”, destaca.
Para ler a reportagem na integra acesse o site:
http://www.multirio.rj.gov.br/portal/riomidia/rm_entrevista_conteudo.asp?idioma=1&v_nome_area=Entrevistas&idMenu=4&label=Entrevistas&v_id_conteudo=71903
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Um comentário:
poderia ser mais um tema a ser debatido em sala já que falamos de ética
pode ser mostrado que qd se usa desse artifício deve - se estar preparado para ser descoberto
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