Que bom que você veio:

quinta-feira, novembro 06, 2008

Guerra nas Estrelas


Quem assistiu ao filme Guerra nas Estrelas, lembram da princesa Lea, em Guerra nas Estrelas, se comunicando em forma de holograma? Tipo um hologramafone? Isso é uma imagem projetada tridimensionalmente pelo robô. Essa imagem, incrivelmente real, é um holograma. Basicamente, o filme de um holograma é cheio de borrões, que lembram os círculos formados por pedras atiradas num lago. Contudo, quando a imagem é projetada, sai aquele prodígio tecnológico.


O importante é que vários cientistas começam a acreditar que o próprio universo, e tudo que ele contém, não passam de hologramas de outro nível de realidade ainda desconhecido.

Como essa tecnologia já está arraigada na cultura popular há pelo menos três décadas devido aos filmes de ficção científica, como os filmes de Guerra nas Estrelas estima-se que essa nova tecnologia será um sucesso.


Pois é, já está acontecendo na rede CNN. Confiram a imagem e o link em anexo.

http://oglobo.globo.com/cultura/kogut/

O holograma em questão era uma repórter que estava na cidade de Chicago, e interagia com o apresentador na central da CNN, que fica em Atlanta. Para que o holograma fosse possível, ela ficou dentro de uma tenda, cercada por 35 câmeras HD para que sua imagem fosse capturada em 360 graus, e inserida sobre uma marcação,que existia no palco. Ou seja, enquanto ela conversava com o apresentador, sua imagem capturada por várias câmeras, então era processada para formar uma imagem 3D, inserida digitalmente na imagem e transmitida ao vivo, e no meio de disso tudo, ainda havia em algum ponto a transmissão dos dados entre o local em que ela estava e Atlanta.

E o mais impressionante, é que praticamente não havia atraso na interação do apresentador com ela.

Podemos imaginar o que no futuro poderemos fazer no nosso cotidiano escolar com nossos alunos com toda essa nova tecnologia. Claro que não iremos criar hologramas com eles, mas poderemos criar algo melhor do que temos hoje nas escolas. Cabe a nós sermos mais criativos e aceitarmos essas novas tecnologias dentro das nossas salas-de-aulas.
Somos responsáveis por levar o novo para dentro das aulas, porque senão estaremos defasados em relação ao mundo dos nossos alunos.
Eles já estão no mundo de Guerra das Estrelas e nós em que Era estamos? Fica aqui um reflexão.

2 comentários:

Anônimo disse...

O texto a seguir é a “cereja do bolo”. Trata-se de uma das inúmeras mensagens que recebemos sobre o esquema de corrupção nas escolas estaduais de Araraquara, SP. História veeeelha e muito, muito suja! A mensagem é assinada e o conteúdo é público, pois a denunciante sofreu processo, no entanto preservamos seu nome, como sempre fazemos quando percebemos que a corda vai arrebentar do lado mais fraco.

Vamos lá:

O esquema consistia no seguinte: a verba chegava às escolas e a dirigente de ensino, Sandra Rossato, na certeza da impunidade, mandava pegar notas fiscais frias, fazer a prestação de contas e repassar uma quantia em dinheiro para ela. E ninguém denunciava. Eu sou diretora de escola afastada porque me cansei desse esquema, fiquei completamente exausta, comecei a falar "não" e quem falava "não" para ela ia para o cativeiro, ou seja, ficava afastado até à exoneração. Antes de mim dois foram exonerados pelos mesmos motivos, mas os dois fecharam o bico, não denunciaram.Quando me removi para uma outra escola, a dirigente e os supervisores acabaram com a minha reputação, mandaram os alunos fazer quebra-quebra e manifestações contra mim, juntaram-se aos professores que participavam do esquema e tinham regalias na escola, ou seja, não davam aulas, havia no período noturno alunos-fantasmas, classes inexistentes e mesmo assim recebiam por essas aulas. No papel era uma coisa e na real uma outra bem diferente. A escola estava completamente esvaziada e a assistente de planejamento era obrigada a fazer o quadro com informações montadas, fictícias. Houve um escândalo, abafado pela secretaria da educação, e a dirigente se aposentou como supervisora de ensino, respondendo hoje ao processo nº 95/2006 na 3ª unidade processante, mas ela possui forte proteção política e ameaça todos que se atrevem a atravessar seu caminho. Teve o envolvimento de um escritório de contabilidade que fornecia os talões de notas frias, uma funcionária desse escritório foi atropelada em um suposto acidente, ela estava de moto e o motorista fugiu. A funcionária, de apenas 24 anos, sabia demais e pagou com a morte.Outra funcionária está ameaçada de morte e tem muito medo.Lutamos agora para que a dirigente, com toda a sua influencia política, não saia isenta, livre, impune, que ela seja responsabilizada por seus atos pensados,muito bem planejados, pois durou 10 anos.O esquema é enorme, até a FDE é suspeita, pois só apurou 22 escolas e só diretores foram processados, nenhum supervisor, sendo que todos eram coniventes e paus mandados da dirigente. A FDE fez uma média e encerrou a apuração alegando dificuldades de checar todos os diretores de escola.Os supervisores de ensino sabiam do esquema e obedeciam à dirigente quando ela ordenava que desse cabo de um diretor, difamando-o na cidade como ladrão e corrupto, ordenando o fim da carreira e orquestrando sua exoneração.Muito dinheiro da educação foi para o bolso de muita gente, tem que ser devolvido e os culpados punidos. Não é possível que só prejudiquem os pequenos, os mais fracos, como sempre foi.

Qual o seu palpite para o fim dessa história?...

A propósito: algum paralelo com a EE Amadeu Amaral, outra escola "esvaziada" onde foi promovido um quebra-quebra?...

Anônimo disse...

Legal o conteúdo

Parabens pelo blog :)