Que bom que você veio:

quinta-feira, agosto 14, 2008

LOUSA DIGITAL

RESOLVI POSTAR AQUI UMA REPORTAGEM QUE LI AQUI NA INTERNET NO SITE:

http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20071029-307795,00.html

sobre a nova revolução que está havendo nas escolas com a introdução das lousas digitais nas nossas salas-de-aulas. Teremos o fim do quadro negro?
Nós professores estamos preparados para usar essa tecnologia?
Teremos treinamentos para utilizar esse novo equipamento, ou mais uma vez teremos que nos virar para aprender?
Fica aqui algumas indagações sobre as lousas digitais.

A lousa eletrônica substitui, em sala de aula, o tradicional quadro negro, possibilitando a digitalização dos traçados realizados manualmente por nós professores por meio de uma caneta eletrônica, bem como a interação com o computador, em substituição ao mouse, além da realização de anotações manuais sobre as imagens nela projetadas.
Essa nova tecnologia não torna o “assistir aulas” uma coisa do passado. Muito pelo contrário! Mesmo com a possibilidade de ter o material gravado, a explicação do professor é fundamental para o bom entendimento da matéria. O quadro digital é apenas mais uma ferramenta para tornar as aulas mais interessantes e não deixar que o aluno perca nada que foi dito, escrito e exercitado! Isso é importante que fique bem claro porque muitas pessoas acham que ao colocar todas essas tecnologias nas escolas o professor passar a ser assessório.




"Três mil lousas eletrônicas já foram importadas do Canadá. Nunca as aulas de geografia foram tão dinâmicas: é como se o mundo coubesse dentro da sala de aula. No interior de São Paulo o ensino público começa adotar essa novidade.
As pesquisas realizadas pela internet através da lousa digital, são acompanhadas e repetidas na tela menor. É a multiplicação do conhecimento nessa nova era da educação.

O recurso era privilégio de colégios particulares, mas agora motiva crianças de cinco escolas municipais paulistas.

O dedo substitui o giz. Reportagens e programas baixados da internet ajudam a tornar as aulas mais interessantes. As aulas de geometria e a música ficaram muito mais divertidas.

“Nos livros, os textos são complicados e, ás vezes, eu não entendo nada” confessa a estudante Alexandra Albuquerque. “Na lousa digital tem vídeos que facilitam a compreensão” diz ela.

A Universidade de Campinas oferece curso de capacitação para professores que querem conhecer melhor essa tecnologia. Com uma espécie de controle remoto, eles aprendem a aplicar testes. A correção é instantânea e o professor fica sabendo na hora quem de fato aprendeu a lição.

“Até os grupos distraídos participam mais” conta o professor José Paulo Mendes.

“A lousa e o giz estão em descompasso com a tecnologia atual. As crianças hoje têm uma dificuldade em relacionar o mundo dentro e fora da escola” afirma o professor do Laboratório de Novas Tecnologias da Unicamp.

Os estudantes nem imaginam que são pioneiros nessa nova era da educação onde as aulas ficam tão divertidas quanto o recreio.

As crianças têm facilidade para interagir com a tecnologia. Quem precisa agora estudar pra lidar com essas novidades é o professor com aulas de reciclagem e treinamentos. A lousa digital é uma ferramenta fascinante...mas é uma ferramenta.

O bom professor é insubstituível!"

Um comentário:

jOSE cARLOS disse...

Ola tenho um softs gratis para lousas digitais.

Baixe o soft na site:

http://www.stargold.xpg.com.br/interface.zip

atenciosamente,

Jose Carlos