Que bom que você veio:

sexta-feira, agosto 16, 2013

Como utilizar a Internet como ferramenta da Educação

Sei que muitos de seus filhos preferem entrar no computador para jogar ou ficar no facebook, mas ele também pode ser um aliado dos estudos dos seus filhos e aí vai algumas dicas para os pais e filhos também.

Fica aqui um dica para todos vocês:


A internet é uma ótima ferramenta de estudo, já que engloba uma gama de assuntos e notícias praticamente infinitas. A todo minuto novas informações estão inseridas nos sites.

O primeiro passo para usar a internet como banco de dados para estudo é o estudante perceber o valoroso artefato pedagógico que possui na ponta dos dedos quando acessa a internet. E, principalmente, decidir estudar através do mundo virtual, ou seja, ter consciência de que há conteúdos que distraem a atenção, e que, portanto, devem ser evitados, pois o objetivo no momento é unicamente o de estudar.

Após ter decidido pesquisar, examinar ou analisar determinado conteúdo pela internet, uma sugestão é anotar no papel as palavras-chaves da informação que deseja. Procurar os vocábulos em sites de busca confiáveis e eficientes.

Observe se escreveu corretamente os termos para busca e utilize um dicionário, caso seja necessário. No entanto, alguns sites de busca já têm a correção da grafia da palavra digitada.

Navegue em portais que confie, e usufrua dos links sugeridos por eles. Porém, não clique link após link sem ter lido a informação, uma vez que perderá tempo e não absolverá nenhum conhecimento.

A conscientização é a melhor arma para quem estuda via internet, logo, lembre-se de desligar comunicadores de uso pessoal, como: msn, skype, pois atrapalharão o seu objetivo.

Faça anotações das idéias principais do site, não copie ou plagie a informação, pois além de provavelmente possuir direitos autorais, não estará aprendendo nada a respeito do que pesquisou. O trabalho terá sido em vão, visto que notas não são os únicos justificadores do aprendizado. A partir das anotações, redija seu texto e relei-o sempre que acrescentar novos conteúdos.

Se você gostou do site, acrescente-o na barra de ferramentas da web “favoritos”, quando clicar novamente, o endereço do site estará na relação dos endereços favoritos, então, é só clicar em cima e o provedor irá abrir na página requisitada.

Fica aqui algumas dicas para vocês espero que eu tenho ajudado.

abraços



Laura


Nenhum comentário: