Que bom que você veio:

terça-feira, julho 24, 2007

Em que situações é útil o uso de blogs em Educação?

O uso das novas ferramentas tecnológicas online deve ter sempre em conta as limitações e potencialidades destas, para que de fato exista uma mais valia na sua aplicação. Portanto, o seu uso e escolha depende, em grande parte, dos objetivos a que nos propomos.

Os blogs à semelhança de outras ferramentas têm vantagens e desvantagens que serão abordadas aqui.

Podem ser criados e geridos por professores (individualmente ou em grupo), por alunos (individualmente, por grupos de trabalho, ou por turmas) e até simultaneamente por professores e os seus alunos. O público-alvo de um blog destes poderá ser professores, alunos, pais, comunidade educativa em geral, e pode até não ter um público-alvo específico. De qualquer forma o conteúdo fica acessível a todos os que visitem o blog.

Aqui pretendo colocar uma lista de possíveis aplicações dos blogs na Educação, que não ficará esgotada . Neste momento publicarei apenas uma pequena listagem que será desenvolvida ao longo do tempo e com a colaboração dos leitores (espero ) que poderão deixar novos exemplos ou links.

Possíveis usos dos blogs em Educação:

Apresentação das várias etapas de um projeto educativo de um ou mais professores;
Preparação de encontros em Educação;
Reflexão em torno de temas educativos;
Apresentação de projetos/trabalhos realizados por alunos (em grupo ou individualmente);
Criação de um jornal escolar online;
Apoio a um disciplina.

sexta-feira, junho 29, 2007

Blogs na educação: por que não?

encontrei pelas minhas andanças na net o site da microsoft brasil sobre educação onde tem um texto muito bom sobre blog na educação ... vale a pena dar uma olhada ..
essa página tem vários projetos na área da educação que vale a pena olhar e quem sabe utilizar ... mesmo sendo microsoft .....

ai vai o site:

http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/blogs_na_educacao.mspx


aproveitem ....

quinta-feira, junho 14, 2007

exemplo de utilização de blog nas aulas de português

Meus queridíssimos amigos!


É mais uma vez um imenso prazer estar com os senhores para discutirmos sobre a utilização dos blogs nas aulas ....

encontrei um blog onde um professor utiliza-o para ensinar português ... muito interessante e vale a pena entrar ....

beijinhos a todos ...

Laura Lo Surdo

Meus queridíssimos amigos!


http://oglobo.globo.com/blogs/blogdeaula/








domingo, maio 27, 2007

Comentários sobre o trabalho em blogs "podem justificar demissão"




Comentários maldosos, agressivos ou revelatórios postados inadvertidamente em blogs podem justificar a demissão dos seus autores, alertou nesta sexta-feira uma consultoria de recursos humanos na Grã-Bretanha.

veja esta reportagem acessando o seguinte site:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/05/070525_blogsdemissao_pu.shtml

e depois de lerem, pensem no que estão escrevendo ou postando para não terem problemas no futuro.

quinta-feira, maio 10, 2007

Arquivo sobre blog da Folha de São Paulo

Textos "efêmeros" para internet ganham sobrevida em coletânea
Publicidade
CASSIANO ELEK MACHADO
da Folha de S.Paulo


Nascidos com a vocação da vida breve, os textos feitos para blogs estão encontrando aos poucos um dos formatos de comunicação mais antigos criados pelo homem, o livro.

O primeiro grande exemplo brasileiro disso será "postado" nas livrarias nesta segunda-feira. "Wunderblogs.com", volume com a qual a editora Barracuda se lança no oceano editorial (leia ao lado), reúne textos publicados em 11 blogs hospedados no portal que dá nome ao livro.

Em mais de 300 páginas, o livro aglutina desde divagações de páginas e páginas sobre filosofia medieval até seqüências como: "O CARA PAROU DE MARTELAR! por Daniel Pellizzari (10/ 09/2002 - 16h31). O CARA VOLTOU A MARTELAR! por Daniel Pellizzari (10/ 09/2002 - 16h39) Nos dos últimos posts, toda a condição humana. por Daniel Pellizzari (10/09/2002 - 16h42)".

A série de três breves posts --ao leigo, "post" é o nome que se dá a cada texto "publicado" em um blog, acompanhado da data e do horário em que foi jogado na rede-- exemplifica características freqüentes dos escritos do "Bloguistão": polaroids do cotidiano, insights, insultos ou piadas.

O senso de humor é, na opinião dos usuários do Wunderblogs.com, o vínculo mais forte entre eles. Entrevistados por e-mail pela Folha (respondendo a um mesmo questionário, que pode ser visto na Folha Online), quase todos citaram o mesmo diapasão cômico como seu maior link.

Outra ligação entre eles, com a qual os próprios "wunderboys" fazem piada, é um conservadorismo raro na jovem intelectualidade brasileira (leia mais sobre "conservadorismo" dos autores à dir.). "'Conservador' é algo que eu seria de bom grado, se ainda houvesse algo para ser conservado", afirma Marcelo De Polli, idealizador e "chefe" do portal e titular do blog Aqua Permanens.

Outro tipo de "conservadorismo", o de textos efêmeros, também causa polêmica. Na própria apresentação do livro, o veterano escritor e jornalista Ivan Lessa provoca: "Blog tem que ser espontâneo e passado de boca em boca. Não vale tacar bandeirinha nele ou anunciar em outros veículos de comunicação (...). Este livro é uma contradição em termos".

"Blogueiro" de fora da comunidade Wunderblogs, que usou seu www.carmencarmen.blogger.com.br como espaço de fermentação de seu primeiro romance ("Corpo Presente", editora Planeta 2003), o escritor João Paulo Cuenca também questiona a transformação de posts em livro. "Se já está publicado na internet, pra que editar um livro? Na minha opinião, não faz o menor sentido livro de coletânea de post", diz à Folha.

Joca Reiners Terron, escritor também não-Wunder, que usou seu blog (hellhotel.blogger.com.br) para produzir seu romance "Hotel Hell" (Livros do Mal, 2003), contra-argumenta. "A internet é um meio muito volátil e não significa que blogs que estão no ar hoje ainda estarão amanhã. Por isso o valor da permanência da publicação em livro."

Os autores de "Wunderblogs.com", que têm amostras de alguns de seus posts mais breves ao lado, dizem em uníssono que não escreveram seus textos de blogs pensando em publicá-los em papel. Na seleção do material que entraria no livro, assim, tiveram de eliminar boa parte do material, como os textos relacionados a fatos específicos do dia.

Dos 11 autores, poucos já publicaram livros. Entre os já "bibliografados" estão Alexandre Soares Silva, que publicou no início do ano o romance "Morte e Vida Celestina", e Daniel "Mojo" Pellizzari, que tem dois volumes de narrativas breves lançados (pela sua própria editora, a Livros do Mal, de Porto Alegre).

Dos nove restantes do "time", são poucos os que dizem ter projetos literários em curso. "Afora o blog, só escrevo cartões de Natal e anoto recados telefônicos", brinca Radamanto, com humor tipicamente "wunderbloguês".

quinta-feira, abril 26, 2007

Reportagem sobre blogs femininos

Bom dia amigos,

eu estava dando olhada em algumas reportagens no jornal O Globo, quando me deparei com esta sobre blog:

Livro discute os blogs e a interação feminina.

muito interessante a reportgem vale a pena ler ... ai vai o site para vocês ...

http://oglobo.globo.com/saude/vivermelhor/mat/2007/04/20/295445507.asp

domingo, abril 15, 2007

BlogQuests

Como disse anteriormente comecei mais um curso no SINPRO-RIO onde iniciaremos a construção de blog na área de educação.

Hoje mexendo pela internet observei mais uma utilidade para os blogs. Já estão utilizando blogs para a construção de WebQuest. Por que?

É mais fácil, mais economico e automaticamente é colocado no ar, sem a necessidade de um provedor.

Fica ai mais uma idéia para blogs .... o BLOGQUESTS ....

De modo simplificado, uma webquest é um conjunto de páginas na web, onde um assunto/questão é publicado com diversas informações e atividades que complementam as atividades presenciais sobre o tema. É possível construir facilmente uma webquest usando os posts de um blog e seus links permanentes.

Uma blogquest, uma webquest adaptada para ser construída num blog, apresenta as seguintes características:


pode ser construída usando serviços de blog gratuitos e básicos

pode ser construída usando um ou mais posts interligados

por ser num blog é facilmente publicável e editável

não requer o uso de programas de ftp

pode usar o espaço de publicação que o blog fornece

pode usar os serviços de comentário do blog ou outros

podem ser colaborativas usando esta possibilidade dos blogs
Uma blogquest pode fazer parte de um blog que agregue inúmeras blogquests que podem ser linkadas em um menu. As blogquests seguem o formato dos posts de um blog: são hipertextuais, interlinkadas e facilmente editáveis, permanentemente abertas à acréscimos ou atualizações. Em blogs colaborativos, podem ser construídas, corrigidas, ampliadas por todos os participantes do blog. É possível publicá-las ou distribuí-las por email se o serviço de blog prover esta alternativa.

terça-feira, abril 03, 2007

novos Cursos

O SINPRO junto com a escola do professor está novamente oferendo cursos dentro da área de informática educativa para professores que queiram entrar nesta área.

por favor acesse o site : www.sinpro-rio.org.br


e escolha a opção escola do professor.

eu estarei lá dando um curso.

"O BLOG NO COTIDIANO ESCOLAR"

espero encontrar vocês lá. E quem sabe poderemos um dia trabalhar juntos.

acessem ....

o curso será dado nas sextas-feiras dias: 13, 20 e 27 de abril e 11 de maio.

das 18:30 ás 20:30

APAREÇAM.....