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domingo, abril 25, 2010

Nomofobia: medo de quê?

Na Era da tecnologia nos deparamos com várias fobias e a última que aprendi foi a Nomofobia .

Achei o nome muito engraçado mas a fobia não tem nada de engraçado ... mas o que é a
NOMOFOBIA?

Nomofobia é uma nova expressão usada para designar a fobia ou a sensação de angústia que surge quando alguém se sente impossibilitado de se comunicar por estar sem seu aparelho celular ou outro telemóvel.

A palavra provém do inglês “No-mo” de “No Mobile” e, segundo um artigo publicado em uma revista britânica essa fobia afeta mais de 13 milhões de britânicos (cerca de 53% de possuidores de celulares).

Estar contactável por família e amigos é a razão principal para este receio, e o maior motivo para nunca desligarem o celular. No meu caso, tenho o aparelho por estar simplesmente em contato quando for preciso, se ficar sem bateria ou deixá-lo em casa não fico nada preocupado.

E vocês, acham que são Nomofobos?

E isso inclui celular, notebook, netbook e todo o aparato tecnológico que a deixa conectada com o mundo. Ela pode esquecer a carteira ao sair de casa, mas não os aparelhos.

Para a professora da Estácio UniRadial, quando uma pessoa transforma a vida por causa da tecnologia, ela precisa de ajuda, pois está deixando conviver com amigos, interagir com a família e ter atividades sociais.

quinta-feira, abril 22, 2010

Você é um professor digital?

A pergunta é muito simples: você é um professor digital? Não sabe? Que tal, então, fazer o teste proposto pelo professor José Carlos Antonio. Além de físico e autor de livros didáticos para o Ensino Médio, José Carlos é o moderador do fórum Internet na Escola do Educarede, bem como um dos responsáveis pela formação de dinamizadores de professores do projeto Promenino.

De acordo com José Carlos, um professor digital é aquele que possui habilidades para fazer um bom uso do computador para ele mesmo e, por extensão, é capaz de usá-lo de forma produtiva com seus alunos.


Eis, abaixo, as “habilidades” que o professor acredita que devem fazer parte do perfil de um professor digital. Aproveite e faça você mesmo o teste para medir o quanto você se enquadra no perfil do professor digital.
1. Possuir um endereço de e-mail e utilizá-lo pelo menos duas vezes por semana (o ideal seria fazê-lo diariamente);

2. Possuir um blog, um site ou uma página atualizável na Internet onde regularmente se produz, socializa e se confronta seu conhecimento com outras pessoas;

3. Participar ativamente de um ou mais “grupos de discussão”, fórum ou comunidade virtual ligada à sua atividade educacional;

4. Possuir algum programa de troca de mensagens on-line, como o MSN, com, no mínimo, dois colegas de profissão em sua “lista de contatos” e usá-lo para fins profissionais pelo menos uma vez por semana, em média;

5. Assinar algum periódico on-line (mesmo que gratuito) sobre notícias e novidades relacionadas à educação ou à sua disciplina específica, e lê-lo regularmente;

6. Preparar rotineiramente provas, resumos, tabelas, roteiros e materiais didáticos diversos usando um processador de textos (como o Word, por exemplo), uma planilha eletrônica (como o Excel) ou um programa de apresentações multimídia (como o PowerPoint);

7. Fazer pesquisa na Internet regularmente com vistas à preparação de suas aulas (no mínimo) e, preferencialmente, manter um banco de dados de sites úteis para sua disciplina e para a educação em geral. Melhor ainda seria compartilhar esse banco de dados com colegas e alunos;

8. Preparar pelo menos uma aula por bimestre sobre um tema de sua disciplina onde os alunos usarão os computadores e a Sala de Informática de forma produtiva e não apenas para “matar o tempo”;

9. Manter contato com o computador por, pelo menos, uma hora diária, em média;

10. Manter-se atento para as novas possibilidades de uso pedagógico das novas tecnologias que surgem continuamente e tentar implementar novas metodologias em suas aulas.

Afinal, quem é você, professor?