Que bom que você veio:

sábado, março 28, 2009

Blogs no Reino Unido

Boa tarde a todos,

Olhem bem que grande novidade:

O blog chega às salas de aula inglesas somente agora em 2009. Já aqui no Brasil e no Rio de janeiro, um país considerado Subdesenvolvido com vários problemas na Educação. Como falta de verbas, professores, livros etc. O blog já está na sala de aula desde 2002/2003...! Temos vários professores trabalhando com essa ferramenta a muito muito tempo .... e como ...
Eu por exemplo trabalho com Blog desde 2004 ... imagina os outros ...rs

Abraços,

Laura Lo Surdo





Portal Imprensa:

Últimas Notícias

http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2009/03/25/imprensa26976.shtml





Publicado em: 25/03/2009 16:06

Reino Unido pode inserir aulas sobre Twitter e Wikipedia em grade curricular :



"A proposta de incluir no currículo das escolas primárias aulas sobre o serviço de microblog Twitter e a enciclopédia online colaborativa Wikipedia pode transformar-se na maior mudança no ensino do Reino Unido em uma década.

Segundo o jornal The Guardian, a ideia partiu de Jim Rose, ex-chefe de Ofsted (órgão que inspeciona o padrão das escolas e professores na Inglaterra) - e que agora revisa a grade curricular do ensino primário.

Caso aprovada, a proposta prevê o estudo dos meios de comunicação modernos para que os alunos de até 11 anos acumulem esse tipo de aprendizado. Até a conclusão da escola primária, eles deverão saber usar o teclado do computador e o corretor ortográfico e blogs, podcasts, Wikipedia e Twitter".

sábado, março 14, 2009

Experiências com mapas mentais ...

Continuando o assunto sobre mapa mental porque continuo estudando sobre o assunto e acabei me apaixonando por eles .. por serem fáceis de serem feitos e por serem muito visuais cheio de cores e desenhos ... acho que ainda tenho um lado criança muito grande dentro de mim ...rs

Gostaria de compartilhar com vocês o meu primeiro mapa mental, deixando aqui minha contribuição para que vocês vejam um mapa mental e comecem a também a fazer o seu, não tenham medo ..

Como já disse antes o nosso primeiro mapa mental a gente nunca esquece ..

abraços

Laura Lo Surdo

sexta-feira, março 06, 2009

MAPA MENTAL

Eu faço uma pós graduação pelo PROINFO e uma das tarefas que tive que fazer foi criar um mapa mental. Vocês sabem o que é um mapa mental? Já fizeram um mapa mental? Eu também não. Por isso resolvi compartilhar com vocês a experiência de aprender o que é um mapa mental e mostrar como é fácil fazer um mapa mental. Por que o primeiro mapa mental a gente nunca esquece.

Mapa da mente ou mapa mental (não confundir com mapa conceitual) é uma técnica que permite concentrar conteúdos complexos, ordenar idéias e organizar tarefas em forma de esquema, usando poucas palavras, cores e imagens. Assumindo a forma de árvore ou teia, diz-se que são compostos por ramos ou nós, conforme a metáfora usada. Baseiam-se em algumas constatações:

90% das informações está contida em 10% das palavras de um texto;
Memoriza-se melhor quando fazemos associações e conexões entre as coisas;
Estudantes usualmente sinalizam palavras-chaves ou pontos importantes de um texto através de desenhos, ilustrações, símbolos, setas e canetas coloridas

Mapas mentais são fáceis de criar e exigem poucos recursos: folhas de papel A4 ou de flip-chart, canetas e lápis coloridos são suficientes. Entretanto, o uso de softwares tornam mais fácil essa tarefa e facilitam sua edição. Por isso um dos programas que podemos usar para criar esses famosos mapas mentais é o FreeMind. Um soft livre que você pode abaixar facilmente na internet. Por ser livre você não estará pirateando nada, pelo contrário ... apreveitem a dica e mãos a obra ..

não deixem de entrar no site que tem todas as dicas sobre mapas mentais ...


http://www.antoniopassos.pro.br/blog/?p=26

abraços

Laura Lo Surdo