Que bom que você veio:

quinta-feira, novembro 06, 2008

Guerra nas Estrelas


Quem assistiu ao filme Guerra nas Estrelas, lembram da princesa Lea, em Guerra nas Estrelas, se comunicando em forma de holograma? Tipo um hologramafone? Isso é uma imagem projetada tridimensionalmente pelo robô. Essa imagem, incrivelmente real, é um holograma. Basicamente, o filme de um holograma é cheio de borrões, que lembram os círculos formados por pedras atiradas num lago. Contudo, quando a imagem é projetada, sai aquele prodígio tecnológico.


O importante é que vários cientistas começam a acreditar que o próprio universo, e tudo que ele contém, não passam de hologramas de outro nível de realidade ainda desconhecido.

Como essa tecnologia já está arraigada na cultura popular há pelo menos três décadas devido aos filmes de ficção científica, como os filmes de Guerra nas Estrelas estima-se que essa nova tecnologia será um sucesso.


Pois é, já está acontecendo na rede CNN. Confiram a imagem e o link em anexo.

http://oglobo.globo.com/cultura/kogut/

O holograma em questão era uma repórter que estava na cidade de Chicago, e interagia com o apresentador na central da CNN, que fica em Atlanta. Para que o holograma fosse possível, ela ficou dentro de uma tenda, cercada por 35 câmeras HD para que sua imagem fosse capturada em 360 graus, e inserida sobre uma marcação,que existia no palco. Ou seja, enquanto ela conversava com o apresentador, sua imagem capturada por várias câmeras, então era processada para formar uma imagem 3D, inserida digitalmente na imagem e transmitida ao vivo, e no meio de disso tudo, ainda havia em algum ponto a transmissão dos dados entre o local em que ela estava e Atlanta.

E o mais impressionante, é que praticamente não havia atraso na interação do apresentador com ela.

Podemos imaginar o que no futuro poderemos fazer no nosso cotidiano escolar com nossos alunos com toda essa nova tecnologia. Claro que não iremos criar hologramas com eles, mas poderemos criar algo melhor do que temos hoje nas escolas. Cabe a nós sermos mais criativos e aceitarmos essas novas tecnologias dentro das nossas salas-de-aulas.
Somos responsáveis por levar o novo para dentro das aulas, porque senão estaremos defasados em relação ao mundo dos nossos alunos.
Eles já estão no mundo de Guerra das Estrelas e nós em que Era estamos? Fica aqui um reflexão.