Que bom que você veio:

quinta-feira, julho 24, 2008

Violência Urbana e Juventude



População de rua vira tema de pesquisa


O projeto Violência Urbana & Juventude - População de rua: Existe!? Foi desenvolvido em 2003 pelas professoras Márcia Cristina Fraga, de Matemática e por mim, com os alunos da 8a série da Escola Belmiro Medeiros da 4a CRE. A partir da escolha do tema pelos jovens, eu e Márcia formulamos uma proposta que os levasse a perceber a cidade onde moram de forma mais crítica. Assim, elas estimularam a reflexão sobre o crescimento do desemprego e da população de rua. Queriam mostrar que a escola é uma alternativa que possibilita uma melhor qualidade de vida e maiores oportunidades profissionais para adolescentes com menos oportunidade na vida.
Esse projeto surgiu dentro de uma proposta de temas do Revista Virtual da MultiRio chamada Século XXI. E foi apresentado em uma amostra de trabalhos patrocinado pela mesma revista. Nós não ganhamos nenhum prêmio com o nosso projeto, mas ganhamos a confiança e a credibilidade de nossos alunos que hoje vêem o mundo de outra forma.
Desde projeto foi feito um site que esá no ar até hoje com o seguinte endereço:

http://br.geocities.com/popderua/

E o nosso projeto gerou também um artigo que foi publicado na página da multirio que também está no ar até hoje neste endereço:

http://www.multirio.rj.gov.br/sec21/almanaque_artigo.asp?cod_artigo=2411

Fica aqui mais uma idéia para os professores de como podemos fazer a diferença mesmo sem condições mas com muito boa vontade de fazer algo mais.

terça-feira, julho 22, 2008

Procurando assuntos sobre educação...

Estava eu na minha procura pela net de sites sobre educação e "educação e tecnologia", quando me deparei com este site. Tenho como obrigação compartilhar com todos devido a sua utilidade e variedade de assuntos na área educacional.

Existem vários recursos multimídia publicados no site e são de acesso público e estão disponíveis para enriquecer a sua aula e a aprendizagem de seus alunos. Além de ter o espaço da aula, que é um espaço que é constituida por uma rede de aprendizagem e que possa contemplar a diversidade educacional brasileira com suas idéias, propostas e sugestões metodológicas sobre o uso dos recursos multimídia e das ferramentas digitais. As aulas publicas neste espaço é de livre acesso podendo qualquer professor utilizá-lo sem pedir autorização.

Por último, temos o jornal do professor com notícias da áreas, é um espaço dedicado a revelar o cotidiano da sala de aula, trazendo quinzenalmente temas ligados à educação.

Fica aqui a sugestão:
acesse:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/main.action

sábado, julho 05, 2008

Geração Orkut corre risco de crise de identidade

Lendo uma reportagem da revista digital do Jornal O GLOBO vi uma reportagem muito interessante sobre a geração dos anos 90 onde um psiquiatra chegou a conclusão que essa geração pode estar crescendo com uma visão perigosa a respeito do mundo e da sua própria identidade.
Segundo o psiquiatra essa geração cresceu em um mundo dominado pelos sites de relacionamentos, orkut, facebook,msn e outros... esse mundo virtual é um mundo onde as coisas ocorrem muito depressa ou são logo descartadas pelo clique do mouse, onde se pode deletar um perfil e criar outro. ele destaca o perigo dessa geração só se relacionarem de forma virtual e não conhecerem a vida real.
Ele alerta para possíveis suicídios por parte dessa geração por confundirem o real com o virtual.

para lerem a notícia na íntegra entre no site:

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/07/04/geracao_orkut_corre_risco_de_crise_de_identidade_diz_psiquiatra-547096507.asp

terça-feira, julho 01, 2008